Confira os 12 Mitos e Verdades sobre o Score Crédito


Confira abaixo as informações completas:

 Mitos

1. Colocar CPF na nota fiscal aumenta a pontuação

Pedir a inclusão do CPF na nota fiscal de produtos e serviços não aumenta o score de crédito. Esse dado não é utilizado pelos bureaus de crédito para o cálculo da pontuação.

2. O score aumenta logo após pagar a dívida

Pagar e regularizar dívidas ajudam a aumentar a pontuação do currículo financeiro mas, segundo a Serasa, leva um tempo para que o score seja alterado. O bureau de crédito diz que, o quanto antes se quitar as dívidas e limpar o nome, melhor para a pontuação.

3. O score leva em consideração todo meu histórico financeiro

O score financeiro leva em conta o histórico atual dos consumidores. O Código de Defesa do Consumidor normatiza a prescrição de dívidas cinco anos após a data de vencimento. Portanto, os débitos com mais de cinco anos não entram no cálculo do score de crédito.

4. O score de crédito só usa dados negativos

De acordo com a Serasa, o cálculo do score de crédito utiliza informações negativas, positivas, dados cadastrais e comportamentais para compor a pontuação.

5. Só há uma maneira de se calcular o score

Cada bureau de crédito possui sua forma de calcular a pontuação de crédito. As informações para compor o score de cada instituição são diferentes. O ideal é manter sempre os dados atualizados.

6. Ter renda mais alta aumenta o score

O score de crédito leva em conta os hábitos financeiros do consumidor, o pagamento das contas em dia e o endividamento. Portanto, o valor do seu salário não afeta diretamente a pontuação.

7. Consultas frequentes ao CPF diminuem a pontuação do Score

Não é verdade que as consultas frequentes ao CPF diminuem a pontuação do score. A pontuação pode ser checada por empresas que contratam os serviços de consulta do bureau de crédito.

8. Nome limpo garante score alto

Como a pontuação é uma soma das ações financeiras todo o histórico tem influência. Ter o nome limpo hoje ajuda, mas inadimplências em períodos anteriores podem prejudicar a pontuação.


# Verdades

1. Consigo financiamento mesmo tendo score baixo

Apesar de consultarem as pontuações elaboradas pelos bureaus de crédito, cabe às empresas a decisão de conceder ou não o crédito solicitado ao consumidor. Portanto, é possível sim obter financiamento apesar do score baixo, sob condições e juros, talvez, não muito favoráveis.

2. Consultar o score de crédito é grátis

O score de crédito pode ser consultado nos sites dos bureaus de crédito gratuitamente, sem que o consumidor precise sair de casa. O da Serasa está disponível em serasa.com.br/score.

3. O score de crédito é uma ferramenta reconhecida

As pontuações de crédito são utilizadas em diversos países há mais de 100 anos. A adoção do score tornou a pontuação acessível para o consumidor, que pode se beneficiar com a oferta mais justa de juros para os empréstimos e financiamentos.

4. A pontuação não é aberta para a qualquer pessoa

Além do consumidor, só quem tem acesso ao score são os bureaus e empresas de análise de crédito e tomada de decisão sobre negócios. Outros consumidores não têm acesso ao seu score de crédito.

5. Paguei minhas dívidas. Isso vai aumentar o meu score?

Para quem já foi negativado demora um pouquinho conseguir a confiança do mercado novamente. Portanto, é difícil saber quando o score terá aumento, de acordo com a Serasa.

6. Manter o cadastro atualizado melhora a pontuação do meu score

Quanto mais atualizados estejam seus dados, maiores são as chances de o consumidor ter seus hábitos financeiros e dados conhecidos pelos bureaus de crédito. Não esqueça que o score não é o único tipo de informação que as instituições consultam na hora de conceder crédito ao consumidor.

Com informações: Serasa, Nubank e ConsultScore

« PREV
NEXT »