Saiba para que serve o Serasa Score e veja como utiliza-lo


O Serasa Score é um score de crédito, que funciona como um currículo financeiro. Na prática, o score de crédito traz uma pontuação resultante dos hábitos de pagamento do consumidor e seu relacionamento com instituições financeiras, lojas e operadoras de cartão de crédito. Mas, o que é o Serasa Score para o consumidor e o mercado?

A pontuação aponta as chances de você honrar com compromissos financeiros nos próximos 12 meses. Para o mercado, é um mecanismo de análise de risco de crédito. Os pontos vão de 0 (zero) a 1 mil.

Quanto mais alto o score, maior a capacidade de arcar com os compromissos. Pontuações baixas costumam representar risco na hora de honrar as contas a pagar.

A pontuação leva em consideração pagamento de contas em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com empresas e dados cadastrais atualizados.


Por que você deve se importar com o Serasa Score?

Por ser uma ferramenta para análise de crédito de empresas, o Serasa Score apoia empresas na hora de decidir pela concessão de créditos e financiamentos. Ao receber uma solicitação de cartão de crédito ou de financiamento de veículo, por exemplo, o score é analisado pelas empresas para prosseguir ou não na transação do bem. Além do critério de concessão de crédito, ter acesso periódico ao score permite que você tenha controle sobre seus gastos e faça uma melhor organização de contas.

Como funciona a pontuação?

A análise de risco de crédito é feita pelas empresas de acordo com a pontuação abaixo.

- Até 300 pontos: indica alto risco de inadimplência;

- Entre 300 e 700 pontos: médio risco de inadimplência; 

- Acima de 700 pontos: baixo risco de inadimplência;

Quem utiliza informações sobre seu passado financeiro?

Empresas de diversos setores usam a pontuação do Serasa Score no processo de concessão de crédito. Entre elas estão bancos e instituições financeiras, seguradoras de automóveis, construtoras, imobiliárias, lojas de departamento, operadoras de telefonia e internet. O score também é utilizado na concessão de financiamento estudantil.

Aos que se interessaram a pontuação pode ser consultada gratuitamente no site serasa.com.br/score ou no aplicativo Serasa: Consulta CPF (Android e iOS).

Com informações: Serasa

« PREV
NEXT »