Instituto Grupo BIG abre seleção de jovens para turmas do segundo semestre da Escola Social do Varejo em Salvador e Região Metropolitana; saiba mais

 


ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO DA ESCOLA SOCIAL DO VAREJO


Turmas do segundo semestre de 2021

Estão abertas até o dia 10 de agosto de 2021 as inscrições para novas turmas da Escola Social do Varejo (ESV), programa do Instituto Grupo BIG desenvolvido em parceria com o Instituto Aliança que prepara jovens para o mundo do trabalho, com foco no segmento varejista. Em função da pandemia do coronavírus, as aulas seguem integralmente por Educação a Distância (EaD).

O curso tem duração de aproximadamente cinco meses, com aulas online ao vivo duas vezes por semana, de duas horas cada, além de outras atividades a serem desenvolvidas na plataforma de Educação a Distância (EAD). Os selecionados receberão um tablet com acesso à internet para utilizar durante o período de formação.

O processo seletivo terá todas as etapas realizadas remotamente. A seguir, veja orientações para participar:

QUEM PODE PARTICIPAR?

Podem participar da seleção jovens de 18 a 24 anos* que já tenham concluído o ensino médio na rede pública e que tenham renda familiar de até três salários mínimos. Os/as candidatos/as devem ter 18 anos completos até 16 de agosto de 2021, dat quando se encerra o período de matrícula.

*Candidatos do sexo masculino de todas as cidades devem, obrigatoriamente, possuir o certificado de reservista do Exército Brasileiro ou CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação.

Ao todo, serão 300 vagas distribuídas para:

  • Núcleo São Paulo: São Paulo (capital) e região metropolitana; Limeira; Ribeirão Preto*.
  • Núcleo Pernambuco: Recife e região metropolitana.
  • Núcleo Bahia: Salvador e região metropolitana.

*A experiência-piloto nas cidades de Limeira e Ribeirão Preto, ambas no interior de São Paulo, busca avaliar a possibilidade de ampliação da formação futuramente. A escolha dos municípios levou em conta a capacidade de inserção dos jovens no mercado de trabalho e nas unidades do Grupo BIG.

COMO SE INSCREVER NO PROCESSO SELETIVO?

As inscrições vão até 10 de agosto, às 23h59, ou até atingir mil candidatos por núcleo. O processo seletivo da Escola Social do Varejo passou por mudanças em função da pandemia com o objetivo de reduzir o número de fases e torná-lo mais ágil. A partir de agora, são apenas duas fases, e não quatro, como nos anos anteriores. Confira:

Primeira etapa

Na primeira fase, o/a candidato/a deve preencher a ficha de inscrição, já selecionando o período – manhã ou tarde – em que poderá participar das aulas virtuais caso aprovado. Nesta fase, também é apresentado um vídeo explicativo sobre a ESV. Ao final, é necessário selecionar um horário para participar da etapa seguinte.

 

SÃO PAULO: https://bit.ly/inscricao-esv-sp-2021-2

PERNAMBUCO: https://bit.ly/inscricao-esv-pe-2021-2

BAHIA: https://bit.ly/inscricao-esv-ba-2021-2

 

Dica importante!

Faça sua inscrição somente uma vez e garanta que está preenchendo o link correto para a cidade de seu interesse. E não se esqueça de conferir os dados preenchidos antes de concluir o formulário, com atenção especial ao telefone e e-mail, pois a equipe de seleção ESV poderá entrar em contato por estes canais para comunicar as próximas etapas do processo de seleção.

Clique e participe das nossas páginas oficiais # Facebook # Instagram # Telegram # Twitter # Linkedin mantenha-se atualizado diariamente

Segunda etapa

Os jovens que estiverem dentro dos critérios para admissão no programa receberão informações sobre o próximo passo por meio de um link para participar de um grupo de WhatsApp.

A segunda etapa consiste em uma dinâmica de grupo online e uma sondagem para avaliação de conhecimentos gerais com a equipe de educadores e coordenadores da ESV, que serão agendados neste grupo de WhatsApp que o jovem foi adicionado.

Cada cidade poderá seguir um cronograma diferente, sendo as datas e horários definidos de acordo com a coordenação de cada localidade. Portanto, é preciso ficar atento às mensagens da equipe de seleção ESV via WhatsApp. Com este novo modelo de seleção, será possível iniciar as dinâmicas mesmo com as inscrições ainda em curso.

 

Atenção aqui!

Seja pontual, não é permitido mudar a data divulgada pelo núcleo para realização de sua prova. Aproveite e teste sua conexão de internet previamente, para certificar-se de que conseguirá concluir a atividade.

RESULTADO FINAL

As informações sobre o processo estarão disponíveis aqui no site do Instituto Grupo BIG e nas redes da ESV no Facebook e Instagram. As listas de aprovados serão divulgadas no dia 12 de agosto, após as 17h.

MATRÍCULA

Para realizar a matrícula, os candidatos/as aprovados/as precisam providenciar os seguintes documentos:

  1. RG
  2. CPF
  3. Comprovante de residência
  4. Declaração de conclusão do Ensino Médio ou a Ficha 19
  5. Título de eleitor
  6. Foto 3×4
  7. Carteira de trabalho
  8. Para o sexo masculino, é exigido também o certificado de reservista do Exército Brasileiro ou CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação.

INÍCIO DAS AULAS

O início das aulas está previsto para 17 de agosto de 2021.

APOIO PARA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Os jovens que participam da ESV recebem apoio e orientação para a busca de oportunidades de emprego. Um dos maiores atrativos é o alto índice de inserção no mercado de trabalho, que alcança 80%, a maioria em empresas de médio e grande porte. O certificado é emitido pela Universidade Estadual do Ceará como curso de extensão.

« PREV
NEXT »