2º Distrito Naval anuncia abertura de processo seletivo para vagas em Salvador e Porto Seguro; confira o edital


O Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) da Marinha do Brasil divulgou dois novos editais de Processos Seletivos de nível superior para áreas de apoio à saúde, técnica e de engenharia, para a prestação do Serviço Militar Voluntário (SMV) como Oficiais Temporários 2ª Classe da Reserva da Marinha (RM2) em municípios dos estados da Bahia e Sergipe.

Ao todo são ofertadas 16 vagas, porém, no decorrer de cada Processo Seletivo, a quantidade poderá sofrer acréscimo e/ou as que não forem preenchidas nas diversas profissões poderão ser remanejadas, a critério da Administração Naval.

Confira abaixo as oportunidades ofertadas conforme seu respectivo edital:

SMV 3 Áreas Técnicas e de Saúde: Veterinário Salvador/BA (1); Serviço Social Salvador/BA (1); Nutrição Salvador/BA (1); Fisioterapia Salvador/BA (1); Enfermagem Salvador/BA (3); Administração - Porto Seguro/BA (1); Administração Salvador/BA (2); Direito Salvador/BA (1); Ciências Náuticas Aracaju/SE (1); Direito Aracaju/SE (1); Engenharia Elétrica Salvador/BA (1); Engenharia Naval Salvador/BA (1).

SMV 4 Saúde: Medicina - Porto Seguro/BA (1).

Os voluntários aprovados e classificados dentro do número de vagas serão convocados para cumprir um período inicial no SMV, o qual terá duração total de 12 meses, e será prestado na forma de estágio.

Os voluntários às áreas de saúde e de apoio à saúde cumprirão Estágio de Adaptação e Serviço (EAS), e os voluntários às áreas de engenharia e técnica cumprirão Estágio de Serviço Técnico (EST). Esses estágios serão divididos em duas fases, sendo a primeira destinada à Instrução Militar Naval e ao Estágio de Qualificação de Prática Militar Naval (E-QPM), com duração de 11 semanas, que será realizada obrigatoriamente em Órgão de Formação da Reserva (OFR) ou Centro de Instrução, ocasião em que os incorporados receberão Instrução Militar Naval e serão avaliados mediante aplicação de testes estabelecidos em currículo disciplinar, referentes à formação do EAS ou do EST; e a segunda destinada à aplicação de conhecimentos técnico-profissionais e daqueles adquiridos na 1ª fase do estágio, que será realizada na OM para a qual o incorporado será designado a servir, com o propósito de habilitá-lo ao desempenho de serviços e práticas militares navais, conforme necessidade da Administração Naval.

O EST e o EAS destinam-se aos Oficiais RM2, aos cidadãos brasileiros com incorporação adiada, aos dispensados de incorporação ou do SMI e às mulheres, todos voluntários, com curso de graduação (bacharelado/licenciatura) concluído e que tenham colado grau na área da saúde para o caso do EAS, ou para o EST em áreas técnicas, como magistério e engenharia, ou aos oficiais da Marinha Mercante com habilitação em ciências náuticas da área de náutica ou máquinas, ou na área da saúde, conforme consta em cada edital.

Para as vagas, são ainda condições necessárias ser voluntário; ser brasileiro nato, nos termos do art. 12, inciso I e seu § 3º, inciso VI, da CRFB/1988; ter mais de 18 anos e menos de 41 anos de idade, até a data de sua incorporação; dentre outros requisitos.

A inscrição é obrigatória para todos os voluntários e deverá ser realizada a partir das 8h do dia 23 de novembro de 2021 até às 23h59 do dia 5 de dezembro de 2021, horário oficial de Brasília/DF, sendo feita pelo próprio voluntário, através do portal https://www.marinha.mil.br/, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 140,00. O pagamento da taxa de inscrição será aceito até o dia 6 de dezembro de 2021, no horário bancário dos diversos estados do País.

« PREV
NEXT »