A Neoenergia Coelba, em parceria com a People To People e o SENAI, está com inscrições abertas para o Curso Livre de Capacitação em Instalação Elétrica Predial e Redes de Distribuição de Energia Elétrica. A formação é totalmente gratuita e contempla moradores de diversos municípios do estado da Bahia.
As vagas estão distribuídas entre os municípios de Feira de Santana, Seabra, Itaberaba, Ipiaú, Luís Eduardo Magalhães, Jacobina, Remanso, Ilhéus, Porto Seguro, Salvador e Lauro de Freitas. Ao todo, serão selecionados 27 participantes, homens e mulheres, para compor a turma, cuja realização presencial ocorrerá em Salvador, em local a ser definido.
O curso tem como objetivo capacitar profissionais para atuar com instalações elétricas residenciais e redes de distribuição de energia, oferecendo conhecimentos teóricos e práticos voltados à área de eletricidade. A formação será ministrada e certificada pelo SENAI, com financiamento da Neoenergia Coelba.
Para participar do processo seletivo, é necessário ter ensino médio completo, idade mínima de 18 anos no ato da inscrição, residir no estado da Bahia e possuir Carteira Nacional de Habilitação definitiva e válida nas categorias B, C ou D. Também é exigida disponibilidade para acompanhar as aulas nos horários definidos, inclusive aos sábados, além de acesso à internet para participação nas atividades online.
O curso será ofertado na modalidade semipresencial, com início previsto para junho de 2026 e término em novembro de 2026. A carga horária total será de 800 horas-aula, sendo 628 horas presenciais e 172 horas em formato online. As aulas ocorrerão, preferencialmente, no período noturno, das 18h às 23h, de segunda a sexta-feira, podendo haver atividades aos fins de semana.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do portal People To People, entre 8h do dia 5 de janeiro de 2026 e 23h59 do dia 25 de janeiro de 2026. No ato da inscrição, o candidato declara estar ciente e de acordo com todas as regras estabelecidas no edital.
O processo seletivo poderá contar com até oito etapas, incluindo inscrição online, provas de Língua Portuguesa, Matemática e redação, entrevistas comportamental e técnica, avaliação psicológica, formação em NR 35 com teste prático de altura, exames médicos e laboratoriais, além da matrícula no curso. A ausência ou reprovação em qualquer etapa poderá resultar na eliminação do candidato.
Durante o período presencial, os participantes terão direito a benefícios como uniforme, auxílio-transporte e auxílio-almoço, conforme a carga horária do curso. Ao final da formação, os alunos aprovados receberão certificações, incluindo Eletricista Instalador Residencial, Eletricista de Redes de Distribuição, NR 10 (básico e complementar), NR 35, Direção Defensiva, entre outras, desde que cumpram a frequência mínima de 80% e os critérios de aproveitamento.
A Neoenergia reforça que a aprovação no curso não garante vínculo empregatício, e que todas as comunicações sobre as etapas do processo seletivo serão realizadas por e-mail ou WhatsApp, sendo de responsabilidade do candidato acompanhar as convocações.
