Prefeitura de Senhor do Bonfim abre inscrições de processo seletivo para cargos de níveis médio e superior; confira o edital


A Prefeitura de Senhor do Bonfim abriu inscrições de Processo Seletivo destinado à formação de cadastro reserva para diversas funções, para candidatos com escolaridade nos níveis fundamental, médio, superior e licenciatura.

As vagas estão distribuídas da seguinte forma:

Nível Médio – Assistente de Sala; Atendente de Farmácia; Auxiliar de Secretaria; Cadastrador de Campo; Condutor de Ambulância; Cuidador Escolar; Cuidador Social; Instrutor de Artes Marciais; Instrutor de Dança; Instrutor de Música; Instrutor de Xadrez; Intérprete de Libras; Monitor de Transporte Escolar; Motorista; Orientador Social; Rádio Operador; Recepcionista; Secretário Escolar; Técnico Auxiliar de Regulação Médica; Técnico em Análises Clínicas; Técnico em Enfermagem; Técnico em Enfermagem SAMU (Motolância); Técnico em Enfermagem SAMU; Visitador do Programa Criança Feliz.

Nível Superior – Assistente Social; Biomédico; Cirurgião-dentista; Educador Físico; Enfermeiro do SAMU; Fisioterapeuta; Pedagogo; Professor das Séries Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano); Professor de Artes; Professor de Ciências; Professor de Educação Física; Professor de Educação Infantil; Professor de Geografia; Professor de História; Professor de Inglês; Professor de Matemática; Professor de Português; Psicólogo; Psicomotricista; Terapeuta Ocupacional.

Os aprovados receberão salários que variam de R$ 1.446,98 a R$ 4.591,79, com jornadas de trabalho entre 20 e 40 horas semanais.

Para participar, é necessário atender aos requisitos exigidos, como escolaridade mínima (fundamental, médio ou superior, de acordo com o cargo), registro no conselho profissional quando solicitado, idade mínima de 18 anos, CNH categoria D ou superior para determinadas funções, além de outros critérios previstos no edital.

As inscrições estarão abertas até 23h59 do dia 24 de agosto de 2025, exclusivamente pelo site do https://www.legatus.org.br/. A taxa de inscrição varia de R$ 80,00 a R$ 100,00.

Prefeitura de São Sebastião do Passé abre inscrições de concurso; confira o edital


A Prefeitura de São Sebastião do Passé abriu inscrições de Concurso Público destinado à contratação de profissionais e à formação de cadastro reserva para cargos de níveis médio, técnico e superior.

Conforme o edital, estão disponíveis 11 vagas distribuídas da seguinte forma: Auditor Fiscal (2); Agente de Fiscalização do Meio Ambiente (1); Agente de Fiscalização e Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal e Vegetal (1); Agente de Trânsito e Transporte (2); Fiscal de Vigilância Sanitária (2); Auxiliar de Fiscalização de Serviços Públicos (2) e Agente de Posturas Municipais (1).

Os aprovados terão jornada de 40 horas semanais, com salários que variam de R$ 3.000,00 a R$ 5.000,00, dependendo do cargo. Para participar, é necessário atender ao nível de escolaridade exigido (médio, técnico ou superior), possuir registro no conselho de classe, quando solicitado, além de outros requisitos previstos no edital.

As inscrições estarão abertas de 11 a 24 de agosto de 2025 e deverão ser feitas pelo portal https://www.ibptec.org.br/concursos/. A taxa de inscrição varia entre R$ 77,00 e R$ 118,00. Candidatos que se enquadrarem nos critérios previstos poderão solicitar isenção do pagamento até 12 de agosto de 2025.

UFBA está com inscrições abertas para 52 vagas para os campi de Salvador, Camaçari e Vitória da Conquista; confira o edital


A Universidade Federal da Bahia (Ufba) abriu um processo seletivo para 52 vagas imediatas de professor substituto, com lotação nos campi de Salvador, Camaçari e Vitória da Conquista. 

As vagas são destinadas a profissionais com nível superior em diversas áreas. Para participar, os candidatos devem pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 150.

Ao todo, estão sendo oferecidas 52 vagas, sendo 33 para ampla concorrência, 13 para pessoas autodeclaradas pretas ou pardas, duas para autodeclarados indígenas, uma para quilombolas e três para Pessoas com Deficiência (PCDs).

O processo seletivo será realizado entre 21 e 27 de agosto. Os professores contratados atuarão no planejamento, preparação, desenvolvimento e avaliação das aulas dos cursos de graduação, exceto na orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

Os contratos serão por tempo determinado, com duração de até um ano, podendo ser prorrogados por mais um ano, conforme as necessidades da universidade.

A remuneração será composta por Vencimento Básico e Retribuição por Titulação, conforme o regime de trabalho e a titulação mínima exigida, seguindo o Nível I da Classe A da Carreira de Magistério Superior.

Os interessados devem realizar inscrição através do portal https://concursos.ufba.br/professor-substituto até 14/08/2025.

Os contratados atuarão nos seguintes campi:

Campus Salvador:

  • ESCOLA DE BELAS ARTES - Departamento de Expressão Gráfica e Tridimensional - 2 vagas;
  • ESCOLA DE ENFERMAGEM - Coordenação Acadêmica - 2 vagas;
  • ESCOLA DE TEATRO - Departamento de Técnicas do Espetáculo - 1 vaga;
  • ESCOLA POLITÉCNICA - Departamento de Construção e Estruturas - 1 vaga;
  • ESCOLA POLITÉCNICA - Departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia - 1 vaga;
  • ESCOLA POLITÉCNICA - Departamento de Ciência e Tecnologia dos Materiais - 1 vaga;
  • FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Departamento de Ciências Contábeis - 1 vaga;
  • FACULDADE DE DIREITO - Departamento de Direito Público - 1 vaga;
  • FACULDADE DE EDUCAÇÃO - Departamento de Educação I - 2 vagas;
  • FACULDADE DE EDUCAÇÃO - Departamento de Educação II - 1 vaga;
  • FACULDADE DE EDUCAÇÃO - Departamento de Educação III - 1 vaga;
  • FACULDADE DE FARMÁCIA - Departamento de Medicamento - 1 vaga;
  • FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS - Departamento de História - 1 vaga;
  • FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS - Departamento de Sociologia - 1 vaga;
  • FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS - Departamento de Ciência Política - 1 vaga;
  • FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA - Departamento de Anestesiologia e Cirurgia - 2 vagas;
  • FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA - Departamento de Ginecologia e Obstetrícia - 1 vaga;
  • FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA - Departamento de Medicina Interna - 1 vaga;
  • FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA - Departamento de Saúde da Família e Terapia Ocupacional - 2 vagas;
  • FACULDADE DE ODONTOLOGIA - Departamento de Clínica Odontológica - 1 vaga;
  • FACULDADE DE ODONTOLOGIA - Instituto de Biologia - Coordenação Acadêmica - 2 vagas;
  • INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - Departamento de Biointeração - 1 vaga;
  • INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - Departamento de Biotecnologia - 1 vaga;
  • INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS - Departamento de Geologia - 1 vaga;
  • INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS - Coordenação Acadêmica - 4 vagas;
  • INSTITUTO DE LETRAS - Coordenação Acadêmica de Ensino de Letras - 5 vagas;
  • INSTITUTO DE MATEMÁTICA - Departamento de Matemática - 3 vagas;
  • INSTITUTO DE QUÍMICA - Departamento de Química Analítica - 2 vagas;
  • INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR DE REABILITAÇÃO E SAÚDE - Departamento de Fisioterapia - 1 vaga;
  • INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR DE REABILITAÇÃO E SAÚDE - Departamento de Fonoaudiologia - 1 vaga.

Campus Camaçari:

  • INSTITUTO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação - 1 vaga.

Campus Vitória da Conquista:

  • INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE - Coordenação Acadêmica - 5 vagas.

Secult-BA está com inscrições abertas para 31 vagas em Salvador, RMS e Interior; confira o edital


A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) está com inscrições abertas para contratação temporária, em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), de 31 Representantes Territoriais de Cultura (RTCs) que atuarão nos territórios de identidade da Bahia.

O processo seletivo será realizado em etapa única, por meio de avaliação curricular, com caráter eliminatório e classificatório. Conforme a legislação estadual, 30% das vagas são reservadas a candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) e 5% para pessoas com deficiência.

As oportunidades estão distribuídas entre os municípios de: Bom Jesus da Lapa, Mutuípe, Condeúba, Vitória da Conquista, Salvador, Alagoinhas, Ipirá, Macaúbas, Santa Maria da Vitória, Barreiras, Valença, Lençóis, Seabra, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Irecê, Paulo Afonso, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Itapetinga, Lauro de Freitas, Jacobina, Itaberaba, Senhor do Bonfim, Feira de Santana, Santo Amaro, Ribeira do Pombal, Juazeiro e Guanambi.

Para participar, é necessário possuir diploma, devidamente registrado, de curso superior em História; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Comunicação com Habilidade em Produção Cultural; Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades; Bacharelado Interdisciplinar em Artes; Licenciatura ou Bacharelado em Teatro, Dança, Música ou Artes Visuais; Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas; ou Bacharelado em Produção Cultural, obtido em instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

A carga horária é de 40 horas semanais, com remuneração de R$ 2.805,70.

Os interessados devem conferir o edital e realizar a inscrição através do portal www.selecao.ba.gov.br até 12/08/2025.

Inscrições abertas para 49 vagas de níveis médio e superior para a Fundação Pedro Calmon em Salvador, Lençóis e Itaparica; confira o edital


A Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, lançou o edital do Processo Seletivo Simplificado REDA, com 49 vagas destinadas a profissionais de níveis médio e superior. O objetivo é suprir demandas temporárias em Salvador, Lençóis e Itaparica.

Esse processo seletivo é uma forma de fortalecer ainda mais a atuação da FPC em suas diversas frentes: bibliotecas, arquivos, memória e incentivo à leitura. “Estamos buscando profissionais comprometidos com a cultura e o serviço público, que possam somar com os nossos desafios e projetos”, destaca Sandro Magalhães, diretor geral da Fundação Pedro Calmon.

As funções temporárias oferecidas abrangem áreas como Jornalismo, Biblioteconomia, Pedagogia, Administração, Arquivologia, Museologia, História, Ciências Contábeis, Ciências Jurídicas, Designer Gráfico, Sistemas de Informação, além da área Administrativa (nível médio).

A seleção será feita por avaliação curricular, de caráter eliminatório e classificatório, com base na experiência profissional e formação complementar dos candidatos. A validade do processo seletivo será de 1 ano, podendo ser prorrogada por igual período.

O processo reserva 30% das vagas para candidatos negros e 5% para pessoas com deficiência , conforme legislações vigentes.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site selecao.ba.gov.br, até 12/08/2025, com base no horário de Brasília.

Uesb publica datas de inscrição e de solicitação de isenção do Vestibular 2026; confira


Chegou a hora de dar o grande passo rumo à universidade, com o Vestibular Uesb 2026. Com 998 vagas disponíveis, o processo seletivo abre inscrições de 20 de agosto a 23 de outubro. Os candidatos poderão escolher entre 47 opções de cursos de graduação, distribuídos nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.

O link de inscrição será disponibilizado em breve, no site do Vestibular e do Instituto Avalia, banca responsável pela seleção deste ano. O candidato deverá preencher todo o formulário de solicitação de inscrição e, ao finalizar, emitir o boleto de pagamento da taxa, no valor de R$ 110,00. O pagamento deve ser feito até o primeiro dia útil subsequente ao encerramento das inscrições. Todo o passo a passo está disponível no item 6.3 do Edital 260/2025, que regulamenta o Vestibular Uesb 2026.

Vale lembrar que o processo seletivo seleciona alunos para o primeiro e segundo períodos letivos de 2026. A lista de cursos disponíveis e a quantidade de vagas para cada um deles pode ser conferida no Anexo Único do Edital.

Tenho direito à inscrição gratuita? – A isenção da taxa de inscrição é assegurada no Vestibular Uesb para alguns perfis. São eles: candidatos que tenham cursado os anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e todo o Ensino Médio em escolas públicas; servidores da Uesb e seus dependentes; funcionários de empresa terceirizada que estejam servindo à Uesb; estagiário de nível médio da Uesb, com contrato em vigência até o último dia de solicitação; servidores efetivos das outras Universidades Estaduais da Bahia e seus dependentes; e alunos do Universidade Para Todos. Além disso, o candidato não pode ter diploma de curso de graduação.

A solicitação deve ser feita no mesmo formulário de solicitação de inscrição. Mas fique atento! O prazo para solicitar essa gratuidade abre dia 20 de agosto e encerra no dia 11 de setembro. A data limite para upload da documentação comprobatória da isenção é 12 de setembro. Os detalhes desse procedimento estão disponíveis no Edital.

Reserva de Vagas – Outro detalhe importante na hora da inscrição é a modalidade de concorrência. Metade das vagas de cada curso são destinadas à “Ampla Concorrência”. A outra metade integra a “Reserva de Vagas”, modalidade voltada para estudantes que cursaram do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio ou equivalente em escola pública municipal, estadual ou federal.

Dessas vagas reservadas para esses estudantes de escola pública, 70% são destinadas a candidatos que se autodeclarem negros (pretos e pardos) e 30% para os demais. Mas preste atenção! Os candidatos aprovados nas vagas para negros deverão passar pela Comissão de Heteroidentificação da Instituição no ato de matrícula, com o objetivo de validar sua autodeclaração de identidade étnico-racial e garantir a integridade dessa Política de Ação Afirmativa.

Sobre o Vestibular – Agora é garantir sua inscrição e continuar o preparo para as provas, que serão aplicadas nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, nas cidades de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Mais informações, acesse o Manual do Candidato e o Edital 260/2025.

Todas as novidades do processo seletivo podem ser acompanhadas no site do Vestibular e pelos canais oficiais da Uesb no Instagram e no WhatsApp. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br ou pelo telefone (77) 3424-8757.